segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Vivência Cinematográfica: Exibição do filme Resposta do Céu

Eu não podia deixar de compartilhar como foi o dia do "nascimento" do Resposta do Céu. Fiquei sem computador e em seguida viajei de férias, mas mesmo com atraso esse registro vale a pena.
Como já havia comentado aqui, a exibição do filme foi num sábado, dia 13 de dezembro na sala de vídeo da E M Jenny de Andrade Faria, o convite foi feito para que alunos, funcionários da escola e familiares fossem prestigiar o trabalho realizado pelo segundo ciclo da escola.
 Na chegada já dava para perceber que havia uma expectativa para aquele dia, um mural com todos os posts aqui do blog estava fixado na parede e as pessoas tinham a oportunidade de visualizar as etapas para que aquele curta metragem existisse. Além dessas informações, os horários de exibição do filme (de 30 em 30 minutos) também estavam expostos, assim os pais podiam se organizar para assistir ao filme e participar da reunião de pais que também acontecia naquele dia.
As pessoas foram chegando e tivemos a primeira exibição lotada, eu apresentei o projeto, expliquei suas etapas e o quanto os alunos se envolveram para realização desse filme, as luzes foram apagadas e pronto, o silencio reinou e o filme começou. Ao terminar minha fala fui para o fundo da sala, então pude perceber a reação das pessoas, cada um demonstrava o orgulho do seu filho\ aluno\ conhecido de uma forma diferente: sorrindo quando o via na tela, chorando por se levar pela história do filme, procurando o nome da criança nos créditos finais... Foi lindo! Ao final aplausos que não precisavam de palavras, VALEU A PENA!
Ao acender das luzes a equipe técnica que estava presente pôde falar da importância desse projeto e de que forma os alunos participaram do seu departamento: som, fotografia, cenário, figurino... A direção da escola também destacou o quanto o Vivência Cinematográfica somou na educação das crianças e finalizamos a primeira sessão.
Para nossa surpresa, ao abrir a porta da sala de vídeo tínhamos uma enorme fila aguardando pela próxima sessão, isso se repetiu a cada vez que encerrávamos uma exibição, uma outra fila já aguardava para entrar. Para não ser repetitiva, repito apenas que a emoção esteve presente em todas as quatro exibições do "Resposta do Céu", tivemos depoimentos de familiares que nos marcaram, reconhecimento de funcionários da escola que nos fizeram desejar continuar o nosso trabalho e um retorno ímpar dos alunos que compreenderam que o caminho deste curta metragem não será apenas nas telas dos festivais e eventos que ele irá percorrer, é um caminho muito maior, um trajeto sem fim, pois a cultura e educação andam de mãos dadas e geram frutos a cada nova etapa da vida do estudante, cidadão. 
No final recebi uma homenagem linda, um livro escrito pelos alunos com redações e desenhos falando sobre a importância do Vivência Cinematográfica nesse semestre e o quanto foi marcante para cada um produzir um filme.

O meu depoimento pessoal é que para mim também foi muito importante realizar este projeto, fui agraciada de ter uma equipe comprometida, todos nós saímos com o desejo de dar continuidade e vivenciar ver novamente nos olhos de outras crianças e adolescentes essa experiencia. 
Para que isso aconteça estamos preparando um material de divulgação do curso que se adaptará ao tempo, orçamento disponível por cada escola.
Espero poder compartilhar em breve os novos endereços deste curso. 
Muito obrigada a todos da E M Jenny de Andrade Faria por abraçar esse projeto conosco, Esse filme é nosso!