quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Vivência Cinematográfica: fotografia e direção de arte

Eu já comentei aqui como tem sido as aulas de fotografia para os alunos da E. M. Jenny de Andrade Faria, em Contagem/ MG, mas preciso falar mais um pouquinho, pois a aula prática de fotografia e iluminação foi um sucesso, os meninos e meninas tiveram oportunidade de ver como funcionam diversos equipamentos e testá-los para experimentar um pouco do que será na próxima semana a captação das imagens do curta metragem produzido por eles. 


 Foi uma aula dinâmica, onde cada um teve a chance de tocar e entender como a câmera ou refletores funcionam, como devem ser posicionados e etc. 
O Fábio Seabra (blusa azul na foto abaixo), professor de fotografia e diretor de fotografia do filme, convidou o Henrique (camisa branca da foto abaixo) para participar da aula, pois é ele quem vai ser o nosso operador nos dias dias de gravação.



O assunto das aulas seguintes foram direção de arte, a primeira foi dada pelo Rafael DiOliveira sobre cenário, foi uma aula mais voltada a compreender como faremos para transformar a escola Jenny, na escola do filme. 


Em seguida tivemos a aula de figurino com a Maria Clara, os alunos participaram muito e puderam entender o quanto o figurino coopera para trazer o ambiente e realidade que se espera na história.



Como gravaremos o curta metragem na próxima semana (dias 13 e 14/11), estamos todos trabalhando muito para que não falte nenhum detalhe, os alunos que escolheram ser assistentes de cenário e figurino reunirão com os seus diretores para realizar os trabalhos que faltam em seus departamentos.
Haverá ensaio com o elenco para que toda a história esteja internalizada e cada um possa entender como interpretar, mesmo sendo não atores.
Antes do filme teremos ainda a aula prática de captação de som com o Daniel Nunes... Estamos correndo contra o tempo com a certeza de que cada aluno conseguirá auxiliar no que for necessário na função que escolheu.

Torçam por nós!
Até as próximas notícias.

*O curso Vivência Cinematográfica, está sendo lecionado na E. M. Jenny de Andrade Faria, em Contagem/ MG para alunos de 10 e 11 anos de idade, este projeto foi selecionado no edital Mais Cultura nas Escolas, uma parceria do Minc e Mec.
Você pode apoiar este projeto contribuindo para realização deste filme ou dando condições para que ele chegue a outras escolas de diversas maneiras, para mais informações entre em contato pelo e-mail: nathaliamnunes@gmail.com