quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Vivência Cinematográfica para crianças

Eu tenho um novo desafio pela frente! O curso de Vivência Cinematográfica que criei e até então só havia realizado com adolescentes, jovens e adultos agora está num novo formato para crianças de 10 anos de idade. 

No final de 2013 fui convidada pela Escola Municipal Jenny de Andrade Faria, no bairro Bandeirantes em Contagem, a escrever um projeto artístico para o programa Mais Cultura nas Escolas, uma parceria do MINC e MEC que contemplaria 5.000 projetos em todo o país, apresentei então a proposta do "Vivência" e a direção concordou que adaptando-o tínhamos grandes chances para concorrer. Foram em torno de 26.000 inscritos e no final fomos contemplados e finalmente esse novo projeto nasceu - Fico tão feliz por isso! 

O curso acontecerá de agosto a dezembro de 2014, no final da etapa os alunos (incluindo todos da escola que queiram participar) produzirão um curta metragem de até 5 minutos com a temática cultura afro. A primeira aula aconteceu na última terça feira, 05 de agosto. Foi um momento prazeroso conhecer esses alunos e sonhar junto com eles esse novo filme.

Os alunos terão aulas de: roteiro, direção, produção, direção de arte, fotografia, som e edição para compreender como se faz um filme e a partir das áreas que mais se identificarem atuarão nelas no momento da gravação do filme. 


O projeto conta com a parceria da comunidade, pois para que este filme aconteça muitas coisas precisarão ser providenciadas (de acordo com o roteiro criado pelas crianças, precisaremos de atores e atrizes - profissionais ou não - objetos de cena, figurinos, alimentação para equipe de produção e etc) para que o trabalho aconteça. Quando estes detalhes estiverem decididos eu compartilho por aqui e também pelas minhas redes sociais essas necessidades e se você quiser contribuir (com empréstimo ou doação) será muito bem vindo.

Eu fui muito bem recebida por todos os profissionais e alunos da escola, ao final da primeira aula fui "bombardeada" de perguntas e ideias para o curta metragem que iremos realizar, ver que estou fazendo bem a estas crianças oferecendo essa oportunidade me deixa muito feliz. 

A arte traz dignidade, a dignidade sorrisos nos lábios e olhos brilhando!

Projeto de Julho

Esse foi um mês atípico, precisei fazer uma cirurgia de varizes no dia 14 de julho e por isso tive que me organizar para que meu mês não fosse perdido no projeto de fazer um trabalho artístico por mês
Na primeira semana gravei o vídeo que reúnem os movimentos do mês de março do projeto Tempo no tempo que tenho e não tenho.  
Na última semana, já recuperada, gravamos um vídeo dos bastidores da gravação do novo EP do Daniel Nunes, cantor, compositor e meu marido, rs. A gravação aconteceu, porém, algumas coisas no projeto amadureceram e resolvemos reagendar uma nova captação das imagens para o dia 08/08, pois assim podemos lançar o vídeo com todas as novidades atualizadas.

O mês de agosto já começou corrido (é, o post de julho está atrasado, rs) com muito trabalho, graças a Deus. Mais pra frente eu vou atualizando sobre esses trabalhos.