quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Maternidade na Real - Projeto Fevereiro

"Maternidade na real", é por enquanto um nome provisório para o documentário que estou produzindo este mês de fevereiro. Trata-se de um filme que abordará assuntos relacionados ao cotidiano de uma mãe, sobre uma maternidade sem maquiagem... É compreensivo que nas redes sociais, por exemplo, na sua maioria seja publicada por uma família as fotos lindas do seu filho, suas gracinhas, textos sobre as suas descobertas e aprendizados, mas a maternidade é muito mais que isso.

O estresse do dia a dia, seja porque a casa está bagunçada, porque a mãe não consegue nem mesmo ir ao banheiro em paz quando está sozinha em casa, pela privação do sono... Os motivos são muitos para serem comentados sobre as dificuldades na maternidade e esse é o assunto central do filme. É claro que como toda mãe, os prazeres da vida após a chegada do (a) primeiro (a) filho (a) também serão abordados, até porque as mamães babam nas suas crias e os momentos felizes superaram qualquer dificuldade.

PERSONAGENS:
Serão mães com filhos de várias faixas etárias, grávida (s) esperando por um segundo ou terceiro filho. Brasileiras, de diversos locais do país. Mulheres casadas, solteiras, divorciadas e viúvas. Cada uma com uma história diferente, mas que certamente algo em comum terão para contar. Afinal, mãe é tudo igual, só mudam de endereço! rs.

PRODUÇÃO:
Como eu já comentei, uma das regras que estabeleci para o meu desafio deste ano para o desenvolvimento dos meus projetos, o filme precisa entrar na fase de produção para ser considerado do mês tal, neste caso, a captação das imagens deste filme acontecerão na última semana de fevereiro. Eu irei junto com o Fábio Seabra, que assumirá a fotografia deste filme e o Daniel Nunes que assinará pelo som fazer as gravações de Belo Horizonte e região metropolitana. Nos demais estados as mulheres me enviarão seus depoimentos contando suas histórias. Se necessário usarei o mês de março para colher mais depoimentos, mas ainda assim este doc continua sendo uma realização de fevereiro. 

ORÇAMENTO:
Não existe um orçamento para este filme. O critério que usei para iniciar o ano realizando este projeto, é que de todos os trabalhos que tenho para produzir este é o único que permitiria fazer sem dinheiro neste primeiro momento. Pretendo buscar parceiros para o mesmo (e os demais que serão desenvolvidos ao longo deste ano), no caso específico deste documentário a grana será  investida para pós produção. 
Obs: Por motivo de orçamento encontrei a maneira de receber as gravações das mães de vários estados ao invés de ir pessoalmente entrevistá-las. Já deixei combinado com elas sobre o assunto a se falar e a respeito da qualidade de imagem e som para que a qualidade técnica do filme seja preservada.

CONCLUSÃO:
Espero com este trabalho dignificar a mulher, entender suas questões atuais na sociedade e família.
Pessoalmente como artista, continuo na minha proposta de encontrar minha linguagem de trabalho, ser e criativa e exercitar minha disciplina. 

Torçam por mim!

Para entender melhor sobre o meu projeto anual, clique aqui.




terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Projetos para 2014

Passei o mês de janeiro e essa primeira quinzena de fevereiro planejando o meu ano. Precisava "digerir" um pouco das minhas ideias e alguns desafios que surgiram para contar aqui, porque depois de tornar público o meu compromisso eu não posso falhar, né?!
Então, deixa eu contar tin tin por tin tin... 
Eu fui muito inspirada em 2011 quando a Elis Alves, uma amiga e fotógrafa que conheço a alguns anos, lançou seu Projeto 365. Em resumo, a proposta era ela tirar uma foto autoral sem uso de photoshop por dia durante um ano, por isso o nome do projeto. O que mais me chamou a atenção no trabalho dela não foi apenas a ideia (que não era inédita, mas muito interessante), mas sim a DISCIPLINA e CRIATIVIDADE dela. Gente, ela não falhou nenhum diazinho sequer, não teve feriado, natal, ano novo, doença... Nada a fez sair da sua proposta. 
Foto do Projeto 365 de Elis Alves

Eu acompanhei todas as fotos pelo Facebook dela, eu sim falhei com ela porque algumas vezes eu tinha um dia corrido e não via a foto no dia em que era publicada, mas depois conferia, mesmo que atrasada. 
A Elis não parou por aí, no site dela você pode ver os projetos atuais dela, mas vamos voltar a falar de mim.
Contei esta história para conseguir passar as ideias que correm na minha mente para este ano. A minha situação atual é de: mulher, esposa e artista que se tornou mãe há 18 meses e após este período que dedicou exclusivamente para cuidar do Danilo (meu filhote), quer voltar a produzir, mas não sabe bem por onde começar... Eu me desafiei a fazer 1 PROJETO ARTÍSTICO POR MÊS, podem ser trabalhos de cinema, teatro, exposição fotográfica, se for arte eu estou dentro. 

Desde o inicio eu já tinha em mente em começar pelo mês de fevereiro, porque como este desafio me surgiu em janeiro tirei este mês para organizar as ideias como disse no início do texto. Ficou decidido então que em cada mês eu vou INICIAR a produção de um projeto (a pré produção não contará como inicio do mesmo), os que forem de cinema, por exemplo, eu levarei algum tempo para finalizá-lo, mas o importante nessa minha caminhada é cumprir este meu pensamento inicial e claro, finalizá-lo (ainda que em alguns meses depois)... Tenho alguns projetos autorais guardados que já estou relendo e os preparando para sair do papel, outros são parcerias de pessoas que me procuraram para trabalharmos juntos e alguns deles se identificam com a minha proposta então vou inseri-los aqui. 
Fevereiro já começou, na verdade já está quase acabando, né?! E eu já dei o starte no primeiro projeto, vou criar um post exclusivo para ele para que vocês acompanhem e opinem.
A proposta é lançar neste blog os bastidores destes projetos (fotos, making of, trailer). Espero no final do ano poder olhar para traz e ver o quanto eu cresci exercitando a minha DISCIPLINA, CRIATIVIDADE e LINGUAGEM. 

E as novidades não param por aqui. Contando para a Rubian, uma amiga muito querida e que sempre me isentiva, sobre o que eu estava planejando ela me fez uma contraproposta para enriquecer o meu ano.
A Rubinha, é pesquisadora e professora de dança e ela me desafiou a dançar este cotidiano, que a meu ver me fará mergulhar mais fundo em quem eu sou e a reconhecer os processos e avanços (ou regressos, quem sabe) que trilharei neste ano.
Abaixo segue o resumo desta proposta que a Rubian me fez: 

Mostra coreográfica Meu Ponto,
dirigida por Rubian Gois
"O trabalho "Tempo no tempo que tenho e não tenho" consiste numa inspiração da artista Rubian Gois no projeto que fala sobre o cotidiano de Nathália Machado . O trabalho 200 dias da artista Nathália Machado, cada dia um movimento é registrado e pensado a partir do seu cotidiano. No final de cada mês 28, 30 ou 31 dias, a artista prepara um vídeo com o registro de cada movimento. O final do trabalho será um vídeo feito pela artista que é também cineasta, e no blog terão todas as vivências e detalhes desta caminhada!

Gente, eu adorei essa proposta! É claro que me dá um frio na barriga porque voltar a dançar (sim eu já dancei antes), significa que eu vou ter que me expor e além disso aumentar a quantidade de trabalho numa rotina louca que tenho atualmente (quem é mãe me entende, rs). Mas isso se encaixa PERFEITAMENTE na minha busca de DISCIPLINA, CRIATIVIDADE e LINGUAGEM , por isso "caí dentro". Ao invés de esperar fevereiro acabar para iniciar junto com o mês resolvi começar já, aproveitando a adrenalina e empolgação que estou no momento, rs. Ah, a Rubian me dirigirá durante este projeto para que o vídeo final tenha plena harmonia. 
Hoje mesmo você vai conferir o primeiro post mostrando e comentando o primeiro movimento. Torçam por mim!

Bem, até a próxima!!